Conheça a nova estronca regulável Life.

A Via 710 é um projeto importante para BH. Com aproximadamente 5 km de extensão esse novo sistema viário vai promover o acesso entre as regiões Leste e Nordeste de Belo Horizonte – mais precisamente entre as avenidas dos Andradas e a Avenida Cristiano Machado. O sistema vai conectar bairros como São Geraldo, Boa Vista, Sagrada Família, Fernão Dias, Santa Inês, Cidade Nova, Palmares, Dom Joaquim, São Marcos, São Paulo e União. A obra, executada pela Prefeitura de Belo Horizonte, tem previsão de conclusão até dezembro de 2018.

Ao longo do período de realização da obra, a equipe técnica do Consórcio Conata Marins se deparou com um problema de execução, e entrou em contato com a Life, a fim de encontrar uma solução prática, rápida e com custo reduzido.

Veja a seguir o detalhamento do problema conforme solicitado pelo Engenheiro Luiz Fernando de Melo Davel, do Consórcio, que executa o projeto e a solução encontrada pela Life Escoramento de Vala.

O Problema
Construção de uma galeria de concreto de 2,30m x 2,30m, a 5m de profundidade.
Ao seu entorno, residências antigas, executadas com fundação apenas sobre blocos de coroamento e muito vulneráveis a impactos externos, como o uso de estacas-prancha; devido ao sistema de cravação, esta opção poderia causar trincas nas residências e comprometer a estrutura das casas.

Uma outra opção, então, para o problema seria a utilização de blindagens que não utilizassem o sistema de cravação e, sim, de escavação por dentro do equipamento blindado. Nesta opção, a utilização das blindagens iria proteger não só as casas, evitando possíveis trincas, como também seriam protegidos os funcionários na execução da galeria. Acontece, porém, que as paredes da blindagem são escoradas por estroncas fixas e com tamanhos pré-estabelecidos de acordo com cada projeto. Estas teriam que passar no meio da parede da galeria e, dessa forma, não seria possível retirá-las após a concretagem das mesmas.

A Solução
A solução precisava ser encontrada, e foi aí que o Departamento de Engenharia da Life desenvolveu um novo tipo de estroncamento denominado como “estronca regulável”. Essa nova estronca adaptada era composta de dois tipos de tubos – um com diâmetro menor que o outro, de forma que se encaixassem. Ambos foram presos com um pino de travamento, permitindo que, após a concretagem, fossem retirados da blindagem, de maneira segura e eficaz.

Dessa forma, à medida que as paredes da galeria eram concretadas, retirava-se as estroncas, pelo acima descrito, e realizava-se um escoramento comum da parede da blindagem, na superfície concretada.

Deste modo, a Life encontrou uma solução muito prática, que não teve aumento de custo e que proporcionou grande agilidade à obra da Via 710.

Assim, como a criação dessa solução, a Life está disponível no mercado, de modo a atender prontamente seus clientes, e buscando sempre, de forma dedicada e precisa, inovações que resolvam os problemas dos que buscam os seus serviços.
Por isso, quando o assunto é escoramento de vala, a Life tem sempre as melhores soluções.